Portal da Cidade Dourados

VACINAÇÃO

Ministro participa do lançamento da campanha contra o sarampo em MS

A vacina está disponível nos postos de saúde

Postado em 07/10/2019 às 17:58 |

Importante os pais levarem a caderneta de vacinação dos filhos. (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta esteve em Campo Grande nesta segunda-feira (7), para o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mato Grosso do Sul. 

Mandetta explicou que o vírus entrou no país através de Roraima, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, onde observou-se que as crianças de 6 meses a um ano eram as que evoluíam para o pior quadro. 

O objetivo segundo o ministro é interromper a circulação viral e controlar o sarampo no país, que registrou 4.507 casos confirmados em 19 estados nos últimos 90 dias. Mandetta reforça que pais e responsáveis devem observar as carteiras de vacinação e assegurar o direito da criança de ser vacinada nos postos de saúde. 

Durante a campanha nacional de vacinação de 2018, Mato Grosso do Sul atingiu 99,63% de cobertura vacinal contra o sarampo, imunizando 157.502 crianças. O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende afirma que o objetivo este ano é superar a meta.  O ministro explicou que os municípios que cumprirem a meta de vacinação serão recompensados.

Lembrando que a administração da vacina só deve ser adiada em casos de doenças agudas febris moderadas ou graves.

Fonte:

Deixe seu comentário